5 peças-chave para melhora da performance esportiva- Parte 1/5
Como melhorar a performance esportiva: corra mais rápido, distâncias maiores, em tempos menores e prevenindo lesões!
Tempo de Leitura: 2min 30sec
Quando praticada da forma correta, com regularidade e respeitando nosso nível de condicionamento, a corrida se torna uma ótima aliada para a nossa saúde, ajudando a manter
nosso peso e indicadores metabólicos nos níveis ideais, além de ser uma excelente forma de reforçar nossa imunidade, tão importante para o combate de microrganismos invasores,
como é o caso do corona vírus.
Mas, o fato de ser um esporte extremamente acessível e democrático, já que para praticá-lo você só precisa de um tênis e disposição, não significa que podemos praticá-lo de
qualquer forma, ou sem qualquer tipo de cuidado. É justamente este o motivo pelo qual tantas pessoas acabam se lesionando ao começar a correr ou tentar evoluir na corrida.
Seja você um iniciante no mundo da corrida, ou um maratonista com milhares de quilômetros rodados, essa sequência é perfeita para você e deveria ser leitura obrigatória para
todos os corredores de rua que, infelizmente, desconhecem boa parte dessas informações.
Confira nas próximas publicações 05 PEÇAS-CHAVE para você melhorar sua performance e prevenir lesões na corrida. De quebra, ou melhor, para você não “quebrar”, preparamos 03 séries de exercícios de aquecimento e fortalecimento com vídeos de demonstração.
Este texto foi elaborado pela assessoria de corrida Prime Run (@prime.run). Para saber mais, acesse o instagram deles para uma avaliação e inicie sua prática esportiva.
PEÇA-CHAVE #1 - TÉCNICA E POSTURA
Você já deve ter ouvido falar que com uma boa técnica você consegue melhorar o ritmo da sua corrida e consequentemente evoluir nos treinos sem sofrer, mas vale destacar que essa é também uma das principais variáveis para a prevenção de lesões.
Vamos destacar aqui 5 dicas fundamentais referentes à postura para melhorar sua técnica de corrida:
1 - Mantenha a cabeça sempre erguida e olhandosempre para frente.
2 - O tronco deve ficar ligeiramente inclinado para frente, mas direcionado para cima, como se tivesse uma linha na sua cabeça te fazendo “crescer”.
3 - Toque o chão com o meio do pé. Uma pisada eficiente é aquela que faz o mínimo de barulho possível, os pés encostam o chão de maneira leve e rápida e a pisada é realizada abaixo da linha do quadril, fazendo com que possamos “empurrar o chão pra trás”, deslocando automaticamente o corpo para frente.
O ideal é manter uma cadência de 180 passos por minuto. Essa é uma medida que costuma estar disponível nos aplicativos de corrida para celular e relógios específicos para corrida.
4 - Quando falamos do movimento dos braços, estamos na verdade nos referindo aos ombros, eles fazem um movimento pendular para frente e para trás como se estivéssemos puxando uma corda, mas devem estar relaxados, com os cotovelos semi flexionados (aproximadamente 90º), punhos alinhados com os antebraços e os dedos relaxados.
Continue acompanhando para acessar as demais dicas.
Elas serão postadas semanalmente no blog GT.
Continuação próxima semana - PEÇA-CHAVE #2 NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO (13/07/2023)
Conteúdo desenvolvido por:
Prime Run - assessoria de corrida desenvolvida por Sérgio Barbosa - https://www.instagram.com/prime.run/