
Superfoods: alimentação rica em nutrientes
Tempo de Leitura: 4min 13sec
Não existe uma base científica ou regulamento específico que classifique um alimento como um "superalimento", ele recebe esse título informal quando é muito rico em nutrientes - como antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.
Além da capacidade de nutrir, como outros alimentos, eles têm propriedades que ajudam o organismo a enfrentar e prevenir problemas de saúde e a funcionar de ótima forma.
Alguns superfoods para você incluir na sua rotina alimentar:
1. Cacau: é rico em compostos fenólicos e teobromina, que tem um efeito estimulante. Promove modulação do cortisol, reduzindo a ansiedade, stress e seu consumo está relacionado a regulação da microbiota intestinal estimulando bactérias boas, reduzindo a inflamação e melhorando a produção de serotonina = bom humor. Pode ser consumido em forma de chocolate, mas que seja pelo menos 70%.
2. Chá verde: fonte de catequinas e l teanina, tem ação antioxidante, termogênica e melhora a clareza mental.
3. Azeite de oliva extra virgem: boa fonte de vitamina E, polifenóis e gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
4. Frutas vermelhas: ricas em vitamina C, antocianinas, flavonoides e elagitaninos, que vão exercer importante ação antioxidante e anti-inflamatória. Podem melhorar a permeabilidade vascular disponibilizando mais nutrientes para o cérebro, aumentando a capacidade cognitiva.
5. Abacate: Fonte de gorduras monoinsaturadas e fibras, é excelente para aumentarmos a saciedade. Também é rico em fitoquímicos, vitamina E e betasitosterol, nutriente que auxilia na modulação do stress.
6. Cúrcuma: A curcumina é conhecida por suas ações antioxidante, antiinflamatória, hepatoprotetora, anticancerígena, antimicrobiana e neutroprotetora. Sua biodisponibilidade melhora quando consumida com pimenta preta ou azeite.
7. Peixes: boa fonte de proteína e ácidos graxos ômega-3. Os peixes com o maior teor de ômega-3 são salmão, atum, cavala, anchova e sardinha.
8. Castanha do Pará: é rica em gorduras boas, como as monoinsaturadas, contém fibras que ajudam na saciedade e minerais importantes como o magnésio e o selênio.
É importante reforçar que os superfoods não fazem milagres. Eles devem ser parte de uma rotina alimentar equilibrada e de hábitos saudáveis.
Roberta Thawana
Nutricionista CRN-3: 3778