DRY JANUARY: Benefícios de um mês sem álcool
Tempo de Leitura: 4min 14sec
Beber menos é um objetivo que aparece com frequência em listas de resoluções de Ano Novo ao redor do mundo. No Reino Unido, essa meta virou tema de campanha de saúde pública.
A iniciativa surgiu em 2011 quando Emily Robinson, ex-CEO da Alcohol Change, decidiu não consumir nenhuma gota de álcool em Janeiro, como parte de seu treinamento para correr uma meia maratona. Dois anos depois, a ONG promoveu a primeira edição da campanha, que um ano depois, recebeu a chancela do Departamento de Saúde do Reino Unido.
No ano de 2019, 4,2 milhões de britânicos tinham a intenção de participar do Dry January.
Para auxiliar na tarefa, a Alcohol Change forneceu aos participantes um blog gratuito com dicas para cumprir o desafio e um aplicativo no qual o usuário pode registrar seu progresso e obter informações como quantas calorias foram evitadas com a adesão ao projeto e a quantidade de dinheiro poupada no período.
Dry January, na tradução livre "Janeiro Seco", é um mês em que muitas pessoas param voluntariamente com as bebidas alcoolicas após os excessos de Dezembro e começam o novo ano com a mente e o corpo mais sóbrio, mais claro e claro, mais saudável.
Em 2022, mais de um terço dos adultos dos EUA, 35%, participaram do Janeiro Seco, um "aumento significativo" em relação aos 21% que participaram em 2019, de acordo com a CGA, uma empresa que pesquisa o mercado de alimentos e bebidas.
Daqueles que pretendiam se abster de álcool, quase três quartos, 74%, disseram à CGA que conseguiram.
Se você está perguntando por que deveria enfrentar o mundo sem um gole de vinho, cerveja ou bebidas alcoolicas de sua preferência por um mês – especialmente durante o verão – existem algumas razões de saúde convincentes para fazê-lo.
Por que as pessoas fazem um mês seco?
É uma espécie de autodiagnóstico de quão importante o álcool realmente é para você e mais ainda: é uma forma de redefinir sua relação com o álcool e beber de forma mais saudável o ano todo. Você pode passar uma semana ou pode passar um mês sem álcool? E se você não pode, por que não? O que é que está impulsionando sua necessidade de álcool?
O Janeiro Seco permite que as pessoas "experimentem a sobriedade" sem serem sobrecarregadas pelo conceito de pular o álcool para sempre.
Em 2019, a Universidade de Sussex publicou um estudo que mostra os resultados dos participantes da campanha no ano anterior. Mais de 70% deles disseram que estavam dormindo melhor e se sentindo menos irritáveis, 67% com mais energia ao longo do dia e 54% perceberam uma melhora na pele.
Os benefícios ainda vão além: 88% disseram que a campanha se converteu em economia financeira e 82% alegaram estarem refletindo sobre o consumo da bebida alcoólica.
Milhões de pessoas agora participam do desafio, com mais países tomando conhecimento a cada ano. A hashtag #soberissexy é popular no Instagram. A crescente conscientização ocorre quando estudos recentes não encontraram evidências de que o consumo leve possa ajudar a manter as pessoas saudáveis.
Afinal, mais de cinco drinques por semana, em média, podem tirar anos da vida de uma pessoa – descobriram os pesquisadores.
Já pensou em testar?
