
Dieta Cetogênica
Dieta Cetogênica: o que é e para quem é indicada
Tempo de Leitura: 3min 9sec
Menor percentual de gordura, mais foco, mais energia, mais saciedade e menor desejo por doce. Estas são algumas das promessas da Dieta Cetogênica.
A dieta cetogênica foi descrita em 1920 como tratamento alternativo para crianças com epilepsia. Hoje é proposta como prevenção ou tratamento de obesidade, câncer, diabetes, triglicérides alto, hipertensão e doenças neurológicas. Pode ser aplicada ao esporte para adaptação metabólica, para melhora da performance mental e emagrecimento.
Algumas pessoas veem a dieta cetogênica como uma alimentação rica em bacon, embutidos, carnes, queijos, o que é um conceito errado e pró inflamatório. Na verdade, ela deve ser composta de vegetais de baixa carga glicêmica; gorduras boas como castanhas, abacate, azeite, manteiga ghee; fitoquímicos como chás, especiarias; moderada em proteína e com baixíssimo teor de carboidrato 20-50g no dia.
A estratégia ajuda na melhora da função mitocondrial, fundamental para nossa produção de energia e longevidade. Ganhamos também flexibilidade metabólica, o corpo fica mais eficiente em usar gordura como fonte de energia.
Se você está acostumado a consumir muito carboidrato, há todo um processo para que você se torne cetoadaptado e sinta todos os benefícios de clareza mental, vitalidade e melhora da composição corporal. Algumas pessoas demoram alguns dias, outras semanas.
Importante fazer com acompanhamento de um nutricionista.
Para começar, nosso Kit Smart Energy é uma excelente opção. Ele não é cetogênico, mas possui baixo teor de carboidrato, gorduras boas, alimentos antioxidantes e Supercoffee para dar aquele UP estimulante, auxiliando também na produção de corpos cetônicos.
Texto por: Roberta Thawana
Nutricionista CRN-3: 37788
Conheça o Kit Smart Energy