Por: Flávia Leão (@flavialeao_personal)
Estamos na semana do dia das mulheres! Por isso, trouxemos dicas para vocês se sentirem ainda mais poderosas.
Já te falaram que podemos adaptar o nosso treino de acordo com as fases do ciclo menstrual?
Para ficar fácil eu vamos dividir o ciclo em 4 fases:
-
Fase inicial: 1° dia da menstruação ao 7°
-
Fase vigor: do 8° dia ao 14° (ovulação)
-
Fase morna: do 15° dia ao 22°
-
Fase TPM: do 23° dia ao 28/30°
Fase inicial: Os hormônios, estrógeno e progesterona, estão baixos, o que deixa a mulher com desempenho fraco, fadiga, cólicas e, consequentemente, menos energia para os treinos.
-
desempenho fraco
-
fadiga
-
cólicas
Escolha os treinos com intensidade moderada. Pode ser uma caminhada, até mesmo uma corrida se estiver preparada, porém com a frequência cardíaca entre 60 a 65% da máxima, musculação, porém com a carga moderada.
Fase vigor: É a fase da ovulação, provavelmente seu dia fértil é o 14° dia, então os hormônios estrógeno e a testosterona, aumentam o que deixa a mulher mais ativa, mais disposta para os treinos.
-
mais energia
-
mais força
-
mais confiança
-
mais focada
-
melhor disponibilização de glicogênio para os músculos
Esta é a melhor fase para os treinos intensos. Escolha os treinos intervalados como o Hiit, o Spinning e no treino de força ajuste a carga para chegar próximo da falha entre 8 a 12 repetições. Aproveite seus melhores dias!
Fase morna: Acontece do 15° dia até o 23° e é quando temos leve queda do estrógeno e começa a subir a progesterona e a mulher vai se sentir um pouco mais cansada.
-
mais fadiga muscular
-
o treino não rende tanto
Nessa fase, o rendimento pode cair um pouquinho, porém as mulheres podem continuar com os treinos normalmente sem alterar a intensidade da fase anterior.
Fase da TPM: É o final do ciclo, do 23° dia ao 28°-30°. Acontece a Tensão Pré Menstrual, porque a progesterona sobe muito, o estrogênio sofre uma leve queda e o pior, a serotonina fica baixa demais. Isso faz com que as mulheres tenham uma grande oscilação do humor e se sintam cada vez mais sensíveis.
-
menos força muscular
-
menos disposição
-
cólicas
-
enxaqueca
Porém, aquelas mulheres que têm uma vida ativa, com hábitos saudáveis, com uma rotina diária de treinos e alimentação saudável passam por tudo isso com muita mais disposição e com sintomas bem menos intensos.
Uma dica para essa fase da TPM, são os exercícios com baixa intensidade, como a caminhada, alongamentos e até mesmo a musculação com uma carga suportável. Nessa fase, se você estiver bem, treinar vai aumentar a vascularização sanguínea dos tecidos e pode diminuir as enxaquecas e cólicas. Agora, se você tem sintomas muito fortes, é recomendado descansar, comer proteínas, legumes, verduras, evitar os açúcares e frituras e, claro, beber muita água.